Pesquisa

sábado, 31 de dezembro de 2016

Um amor para recordar - Livro X Filme

 Como no sábado anterior, trago hoje aqui no blog para você mais um Livro X Filme. Dessa vez da obra de Nicholas Sparks - Um amor para recordar. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!






 Primeira e mais óbvia diferença que se enxerga, é a cena inicial do filme. De Landon e os amigos tirando brincadeira com um rapaz. Fazendo-o pular na água, de um local alto, tal brincadeira que resulta em um incidente, fazendo o rapaz parar no hospital e Landon indo preso. Essa cena foi adicionada na adaptação do livro.
 Os amigos de Landon no livro, nunca tiram sarro de Jamie quando estão perto dela, fazendo apenas pelas ''costas''. No filme tem um cara que provoca Jamie, "Se Deus existe, então por que ele não te deu um suéter novo ainda?'', e a tão adorável Jamie Sullivan retruca de forma inteligente, "Ele está ocupado demais procurando seu cérebro''. Isso realmente não teria acontecido no livro.
 No livro, Landon simplesmente acaba
o namoro com Linda dentro do carro. Já no livro, é Linda quem termina com ele, na verdade, troca ele por um cara que tem um carro melhor e Landon fica bastante chateado e com esperanças de uma dia ela voltar com ele (Iludido). Provavelmente mudaram essa parte no filme para fazer com que Landon pareça um rapaz ''fodão'' ao invés de um coitado que levara um pé na bunda. 
 ''Descubra quem você é, e faça disto um propósito ''

 Duas diferenças rápidas:
1- Landon e os amigos gostam de ir para o cemitério a noite. No filme ele acha uma besteira ir.
2- No filme tem uma cena adicionada em que Landon vai ao cemitério com Jamie para verem as estrelas através do telescópio de Jamie.

Tenho que falar também da passagem que foi cortada no filme. Que é o baile de formatura, que vai o Landon e a Jamie juntos. Acontece bastante coisas nessa formatura, tal como, Lew (atual namorada de Linda. Que nada verdade se chama Angela. Mudaram o nome dela no filme para Linda, não sei bem o motivo para isso.) querendo brigar com Landon quando percebeu que ele estava encarando Angela, e Jamie o salva dessa encrenca conversando simpaticamente com Lew. Também rolou de Angela ficar muito bêbada a ponto de vomitar toda a casa de banho, Jamie juntamente de Landon a ajudam e levam para casa. 
 No livro, Landon é do tipo que acompanha Jamie até em casa todos os dias (Com exceção de alguns, claro). Se no filme ele faz isso, não mostra em nenhuma parte e nem deixa claro.

 '' Você tem que prometer que não se apaixonará por mim ''






 A peça é algo totalmente e excepcionalmente diferente, muito diferente mesmo. No livro a peça retrata um homem que perdeu a esposa durante o parto dela e que por isso não gosta tanto da filha. Vem uma mulher misteriosa e o leva até um lago, onde ele vê o reflexo de sua filha, ao pedir para a tal mulher mostrar como ele pode ter a esposa de volta(Resumindo, é isso). Já no filme, o enredo é sobre um ''garanhão'' que se apaixona por uma mulher, também misteriosa. Essa mulher canta muito bem e ele, se bem me lembro é algo do cabaré da cidade. Logicamente quem interpreta o garanhão no filme é Landon, e a mulher misteriosa nas duas obras é Jamie. Ah, e mais uma coisa que quase iria esquecendo de comentar. No filme Landon se sente muito atraído por Jamie e acaba beijando-a. Ele não controla seus impulsos e o faz na frente de toda a platéia.

 Orfanato ou Alunos que precisam de ajuda nas matérias?

 No livro tem toda uma história que rodeia o orfanato, pois é onde Jamie e Landon se aproximam mais. Jamie sempre vai visitar as crianças do orfanato e todo ano ela arrecada dinheiro para comprar presente para eles de natal. No último ano, Jamie pede ajuda a Landon para fazer com que esse último seja o melhor natal de toda a vida das crianças e Landon acaba ajudando ela, o que faz eles dois irem se aproximando cada vez mais e leva Landon a se apaixonar pela querida Jamie. No filme, ele recebe uma detenção por beber cervejas dentro do colégio e faltar aulas. Uma das detenções, é ter que ajudar alguns alunos que não se saem bem em matemática ( Super a ver com as crianças do orfanato). 




 E a última coisa, mas não menos importante. É.....? A lista de objetivos! Mas, Maurício, que lista é essa?

 Sim, assisti ao filme primeiro, e só depois li o livro (Aposto que você também haha). No filme Jamie tem uma lista de objetivos para cumprir antes de morrer (claro, ninguém sabe que ela está prestes a morrer). Esses objetivos incluem, testemunhar um milagre, estar em dois lugares ao mesmo tempo, fazer uma tatuagem, ver o cometa haley e o número um de sua lista, casar na igreja que seus pais se casaram. É bom o desempenho que Landon faz para realizar todos esses objetivos de Jamie. No livro não tem isso e confesso que quanto mais eu ia passando as páginas do livro, mais minha esperança de ver essa lista diminuía. Foi uma boa terem colocado essa parte na adaptação, achei muito interessante. E você, também gostou? Comente lá em baixo quando terminar de ler o post xD

 " O amor é como o vento. Não posso vê-lo, mas posso senti-lo''

  Falei que a lista seria a última parte, mas também vou escrever aqui sobre como todos descobrem que Jamie está doente. Jamie revela para Landon que tem leucemia, se você assistiu o filme, mas não leu o livro, essa parte é muito semelhante, porém no livro, para revelar a todos sobre a doença de Jamie, o reverendo, pai de Jamie, ao final do culto ele revela para os presentes que Jamie tem câncer e que não viverá por muito tempo. Todos, logicamente, ficam bastante abalados. Os amigos de Landon que tiram onda com Jamie, tomam uma atitude matura, e vão se desculpar com Jamie. Essa parte foi cortada do filme.


 Agora sim terminei. Deixe seu comentário logo abaixo dizendo o que achou da postagem que logo trarei mais postagem como essa. Semana que vem tem mais um Poema de um amigo!! <3 Abraços e um ótimo ano novo para você!


Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário