Pesquisa

sábado, 24 de dezembro de 2016

Se Eu Ficar - Livro x Filme

 Hoje, sábado, véspera de natal e você lerá aqui no blog a comparação do livro Se eu ficar e de sua adaptação no cinema. Já falei um pouco sobre o Livro aqui no blog. Porém hoje, vai ser algo bem mais a fundo. Então vamos começar!


Capa de Se eu ficar

Vou começar falando sobre a quantidade imensa de detalhes sobre o acidente de carro que resulta em toda a história do livro. Assisti ao filme em 2014, e mesmo não sendo fã número 1 do gênero romance, eu gostei muito da história. Somente agora em novembro de 2016 que finalmente li Se eu ficar. E caramba.Uma porrada de detalhes não vistos no filme. 
 No livro, Mia detalha muito bem o que acontece após o acidente, desde a triste tragédia que aconteceu com seu pai, por exemplo, partes do cérebro dele espalhados pela estrada e a uma boa distância do carro(Sim, realmente tem isso no livro), e da sua mãe que estava pálida, como se não houvesse sangue em seu corpo. Também ela detalha como viu seu próprio corpo todo machucado. Muito machucado!  No filme, a cena apenas mostra os bombeiros e os paramédicos no local do acidente colocando o corpo de Mia Hall na maca e levando para o carro. Isso foi uma coisa que foi totalmente diferente. Totalmente mesmo. A quantidade de detalhes no é incrível.


 "Me senti como um peixe em Marte entre os amigos de Adam.''


 No filme, Adam convida Mia para um concerto musical bastante rápido. Se bem me lembro foi uns dias seguintes após vê-la tocando violoncelo. Enquanto que no livro ele passa uns bons dias observando-a tocar. E outro detalhe, no filme, Adam convida Mia para ir a um concerto musical qualquer, e no livro, eles vão a um concerto do ídolo de Mia. O Yo-Yo Ma. Penso que sobre o beijo não preciso falar nada, mas, o primeiro beijo deles no livro é bem mais ''emocionante'' do que no filme. Dá para sentir bem a emoção de Mia no momento.

 O presente que o pai de Mia dá para ela. No livro ela ganha após se apresentar sozinha com seu violoncelo em meio de muitas pessoas. Pois ela estava morrendo de vergonha e nervosismo, mas quando seu pai citou que se ela se apresentasse, teria um presente no carro para ela, logo Mia foi tocar. Pois bem, Mia ganhou um ótimo violoncelo. Seu próprio violoncelo. No filme o pai resolve comprar um violoncelo para Mia quando percebe a ''paixão'' de sua filha por música.

 " O que eu posso te dizer? O amor é uma merda.''

 Uma coisa que achei hilária no livro, foi o pai de Mia ter chupado a mão de Adam para retirar o ferrão da abelha que havia picado-o durante o jogo de basquete dos dois. No filme, é Adam que faz isso em Mia, para dá um clima mais sensual. Detalhe: Essa mesma cena ''Sensual'' no livro, é Adam assoprando os dedos da Mia para aquecê-los. Teve essa pequena mudança em relação a isso.

 A parte do hospital foi muito diferente certas partes. Inclusive tem uma passagem no livro que não se passa no filme. Que é quando Adam chama a vocalista da Bikine para fazer um mini-show dentro do hospital, para distrair os médicos e ele conseguir entrar no UTI para ver Mia, já que uma ''velha chata''o impediu de vê-la. Ele junto com Kim, arma todo esse plano para poder ver Mia. Foi uma passagem bastante legal, gostei muito dessa parte, enquanto que no filme não passa nem perto de ocorrer tal coisa.
 Ainda sobre o hospital, teve uma diferença muito grande da chegada de Adam no hospital. No filme, Mia o ver chegando e correndo até a entrada, pelo dia. No livro, a situação se passa a noite e ele vem acompanhado de Kim, que foi até o show que ele estava fazendo avisar sobre o ocorrido. E ele não vai desesperado correndo como se não houvesse o amanhã, Adam sobe a rampa caminhando.

 "Percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil."


 Algumas pequenas diferenças foram a conversa do avô de Mia enquanto ela estava em coma. Ele fala que ela pode partir se não aguentar ficar. Tanto no filme como no livro, foram semelhantes. E o momento final teve uma leve diferença. No filme, como todos devem saber, Adam toca uma música para mia e ela acorda. No livro ele põe fones no ouvido de sua querida Mia Hall tocando Yo-Yo Ma - Andante con poco e moto para ela ouvir com seus ''ouvidos mortos''. Então ela começa a ter uma explosão de emoções e lembranças de si e finalmente abre os olhos. 

 "Eu não estou certa de que este é o mundo em que eu pertenço. Eu não tenho certeza de que eu quero acordar."

E por último, mas não menos importante. Um dos momentos mais diferentes que ocorreu. Foi o Halloween. Se você leu o livro e também assistiu ao filme, irá concordar comigo.
 Vou começar falando dessa parte no filme. A cena de halloween no filme: Mia pede ajuda a sua mãe para se fantasiar de roqueira, para ir ao show da Shooting Stars. Até aí tudo bem, é a mesma coisa, tanto no filme, quanto no livro, porém, Mia Hall fica na entrada do clube onde a banda vai tocar. Adam passa por ela e não a reconhece, até que ele olha bem e fala o quanto ela está diferente e maravilhosa. Adam está de Mozart.
 No livro, Adam não encontra Mia no clube, mas sim vai busca-la em casa e a ver vestida com seu look roqueira logo no instante que Mia desde as escadas. ( Eu prefiro essa cena no filme :3 ). 

 '' E quando descia, ele estava todo suado, mas era um tipo de suor limpo que parte de mim sentia tentada a lamber seu rosto, como se Adam fosse um pirulito''

 Chegamos ao fim da postagem, e antes de tudo peço para que você comentar a postagem antes de acessar outra. Sério, comenta!! :DD

 Outras publicações: 






3 comentários :

  1. Parabéns,palavras bem usadas,de forma bem coerente. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!! Fico feliz por ter adorado xD

    ResponderExcluir
  3. Desde que vi o elenco imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos de Hollywood, como Mireille Enos. É espectacular, superou as minhas expectativas, adoro os filmes de Mireille, considero que é um excelente ator, o vi em Meu Jantar Com Hervé, adorei! Já a viste? Eu recomendo, este filme é um dos bons filmes de drama que estreou o ano passado. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir