Olá, pessoas! Olha eu aqui novamente!
E hoje venho com a resenha de um livro que eu já sabia iria sofrer, mas meti a cara e li assim mesmo. Sofri? Sim. Me arrependo? Definitivamente... Não! Estou falando do livro Como eu era antes de você.
Esse foi o primeiro – e o único até agora – livro da Jojo Moyes que li, eu já havia recebido alguns spoilers e conhecia por alto a trama da história, e foi até por isso que demorei muito tempo pra ler. Eu conheci o livro no fim de 2014, mas só criei coragem pra lê-lo no comecinho de 2016, quando já não aguentava de curiosidade e ansiedade pelo lançamento da adaptação cinematográfica do mesmo, que tem como elenco principal os meus amados Sam Claflin e Emilia Clarke, e data de lançamento prevista para o dia 16 de junho de 2016 – isso mesmo, estreia na próxima semana. Então fui lá e li o livro, e agora vou contar para vocês o que achei.
SINOPSE: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
Nós vivenciamos toda a história pelo ponto de vista da Lou, que é de longe a minha personagem favorita do livro, e é impossível não se apaixonar por ela – ainda mais com a linda da Emilia representando-a nas telonas. E é pelos olhos dela que nós conhecemos o Will.
Depois do acidente de moto, tudo na vida de Will mudou, e com as sequelas físicas vieram as sequelas emocionais. Ele não é mais o mesmo. Não é capaz de cuidar de si próprio, e essa realidade fez com que ele criasse um muro, afastando assim todos que tentavam se aproximar para ajudá-lo, e sua reação inicial com a Lou não é diferente. Mas o que ele não esperava era ver essa barreira sendo quebrada aos poucos por essa mulher que sabia tão pouco da sua vida, que viveu tão pouco a própria vida.
Confesso que, apesar de ter uma expectativa positiva com relação ao livro, eu ainda esperava um romance água com açúcar, com uma pitada salgada de drama – bem Nicholas Sparks -, mas a Jojo praticamente veio em Maceió e me deu um belo de um tapa na cara. O livro se mostrou muito diferente do que eu esperava. Tem romance? Sim! Tem drama? Sim! Mas tem mais. Tem realidade!
Eu me pergunto como deve ter sido para os milhares de cadeirantes que leram essa história, se eles se sentiram representados, e como deve ter sido para eles ler nessas páginas um pouco da realidade que eles vivem todos os dias. Imagino como deve ter sido para outros que, como eu, nunca pararam para olhar de verdade para a realidade dessas pessoas. É incrível como a Lou aprende e nos ensina.
Como eu era antes de você é um livro com uma narrativa leve e divertida, que carrega um tema real, contado de uma formal prática, mas ainda precisa, com personagens marcantes e adoráveis, que te prendem de um jeito que só te faz torcer por eles e querer saber o mais rápido possível o que o destino – no caso, a Jojo Moyes -, reserva para eles.
Se eu fosse dar uma pontuação de 0/10 para o livro, essa seria 9, mas só para descontar as lágrimas que a Jojo tirou de mim. Então pode ir lá e se jogar nessa leitura, pois vale a pena. E se você já leu, comenta aí o que achou!
Muito interessante essa história, com certeza deu muita vontade de ler.
ResponderExcluir