''O maior contador de histórias americano do século XIX"
Título: O príncipe e o mendigo
Autor: Mark Twain
Páginas: 228
Tradução: 1882
O príncipe e o mendigo é um livro bastante antigo, sem dúvidas também, o mais antigo entre todos meus livros, mas que teve várias reedições, esta de 2007, pela editora L&PM Pocket. Logo quando li a sinopse já me fiquei ansioso para ler. O livro é ótimo, o único detalhe do qual não gostei, é que o narrador é muito detalhista em tudo, mas vale mais do que a pena lê-lo
Este belo livro conta a história de dois jovens, que têm a mesma idade e são exatamente iguais. A única diferença é que, Edward Tudor é o príncipe e herdeiro do trono de Gales, e Tom Canty é um mendigo, uma criança que vive nos úmidos cortiços de Londres do século XVI.
Mesmo sendo pobre, Tom estudava boas maneiras com o padre Andrew, chegando até a estudar um pouco de latim. Se não fosse pela vestimenta de Tom, ninguém saberia que ele é pobre, pois tem maneiras e jeito de falar de uma pessoa da realeza.
Certo dia, o destino interviu na vida dos dois, e acabaram mudando de vida. Tom ficou na realeza e Edward na vida mendigo, e por serem iguais ninguém desconfiou. Tom tentou de várias maneiras dizer que não passava de um simples mendigo, e implorava por sua vida perante ao rei, pai de Edward. O pequeno príncipe na vida miserável não aceitava o que se estava passando, vestido com os trapos velhos e gritando a todos, dizendo que era o príncipe de Gales, acabou sendo alvo de zombarias, e até levou uma surra de uns garotos e também de John Canty, pai de Tom, que também o confundira e bateu no pequeno Ed, que foge e acaba sendo salvo por Miles Hendon.
A cada dia que se passava, Tom Canty percebeu que ninguém acreditaria em suas palavras, chegando a achar que ele estava louco, nisso ia acostumava ainda mais com a realeza e com sua posição de rei, desde que o antigo rei tinha falecido, ele estava agora só esperando o dia da coroação. O pobre príncipe estava passando por maus bocados, mas agora podia contar com Miles, que o ajudava sempre, e mesmo acreditando que Ed era louco, ele o tratava como rei, o que confortava o coração do jovem Edward.
Edward vivendo como pobre, percebe a cada lugar que vai, o quão a vida é injusta com os pobres, o quão as leis são más e injusta, fazendo até o príncipe chorar e ficar perplexo com tamanha atrocidade. Nisso começa uma corrida para conseguir voltar a realeza e se declarar como o novo rei de Gales.
Indico bastante a vocês, tem um final ótimo, Mark Twain realmente sabe usar muito bem as palavras, por isso vários o chama de "O maior contador de história americano do século XIX"
Leia também a resenha de Selvagens, clicando Aqui.
Bom meus leitores, esta foi mais uma resenha para vocês, espero que tenham gostado, compartilhem com seus amigos que vai está me ajudando bastante, e comente aqui em baixo o que você achou. Abraços!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário